Fundação Settaport

Fórum a Cidade que temos e o Porto que queremos

A Cidade que temos e o Porto que queremos

A sociedade da Baixada Santista quer ter voz ativa sobre o futuro do maior complexo portuário da América Latina. Um evento no próximo dia 25/11 em Santos mostrará uma grande mobilização para discutir o que queremos para o Porto e nossa Região.

Os habitantes mais velhos lembram da época em que a cidade de Santos era um dos maiores centros econômicos do País e do Estado de São Paulo, com reflexos positivos em toda a Baixada Santista. Uma realidade muito distante do que é a realidade atual da região.

As cidades da Baixada sofreram impactos com a redução da mão de obra empregada no Porto, o maior empregador da região. E a região pode se agravar ainda mais se forem levadas a cabo intenções de intensificar as operações de movimentação de grãos a granel, de fertilizantes e de outros produtos de origem no agronegócio, sabidamente pouco empregadores de mão de obra. O porto vem perdendo terminais e operações de movimentação de contêineres que empregam e agregam valor para a economia local, estadual e nacional.

Isso sem falar no prejuízo ambiental e para a saúde de milhares de moradores vizinhos ao porto que sofrem com a poluição do ar causada pela movimentação de grãos a granel, com graves problemas à saúde e qualidade de vida.

Neste momento em que o governo federal e a Autoridade Portuária afirmaram estar preparando modificações no Porto, com um novo plano de desenvolvimento e zoneamento, é o momento da sociedade se mobilizar e se fazer ouvir.

A Fundação Settaporte o Fórum da Cidadania de Santos organizam a realização de um grande encontro da sociedade organizada para se contrapor às pretensões da autoridade portuária e do governo federal.

O debate mobilizou universidades, sindicatos, associações de moradores, prefeituras e câmaras de vereadores.É imprescindível que a sociedade seja ouvida e tenha voz ativa em momento tão importante para o futuro do Porto e da Baixada Santista.

Vamos discutir o futuro do Porto de Santos e o seu impacto na cidade, o desemprego e o desenvolvimento da Baixada Santista:

Fórum A Cidade que temos e o Porto que queremos

Dia: 25 de Novembro às 14horas

Local: Mendes Convention Center

Evento aberto e gratuito a todos os interessados.

Mais informações pelo telefone (13) 3213-4900 ou e-mail fundacao@settaport.com.br