Programa Costurando Cidadania – Centro de Moda

Programa Costurando Cidadania - Centro de Moda -

O Programa Costurando Cidadania – Centro de Moda e Economia Solidária e Criativa é uma proposta de transformação social através da qualificação profissional, com aulas de corte e costura, industrial e sob medida. Uma iniciativa que se caracteriza pelo conjunto de ações destinadas a estimular a inserção social e econômica de homens e mulheres a partir de 18 anos, que tem o sonho de  melhorar a renda de suas famílias, propiciando alternativas de crescimento profissional.

Esse programa , teve início em fevereiro de 2014,  até final de 2016 as aulas aconteciam nas instalações de uma antiga confecção, na cidade de São Vicente, bairro da Vila Valença, com  máquinas de costura industriais e todo aparato técnico e humano para seu funcionamento, lá formamos quatro turmas de mulheres, totalizando 200 alunas, capacitando-as para esse mercado de trabalho com escassez de mão de obra qualificada e por isso, de fácil empregabilidade e geração de renda.

Desde julho de 2017, a Fundação firmou uma parceria com a CooperDique-Cooperativa de Mulheres da Vila Gilda, e passaram a dividir o mesmo endereço.

As alternativas de inserção no mercado são múltiplas, as alunas são contratadas por confecções locais; outras partem para o empreendedorismo  confeccionando roupas e realizado reparos, em suas próprias casas; ou  se associam e abrem a sua própria oficina de costura. Todas têm o mesmo objetivo, garantir seu protagonismo e empoderamento, através desse excepcional ramo da Economia Criativa, a Moda.

No projeto, são realizadas, também, atividades transversais, como palestras, oficinas e cursos, levando temas pertinentes a mulher e trabalho, como feminismo, sindicalismo e o mercado de trabalho, cooperativismo, empreendedorismo, etc.

A Fundação Settaport solicita a doação mensal de R$ 50,00 durante a realização do curso, que é revertida para manter o programa que, infelizmente,  não possui empresas patrocinadoras que assumam esse custo operacional.

O curso é realizado em duas partes: básico e avançado.

Há também a opção de cursos rápidos, como Reparos de Roupas, Customização,  Alfaiataria, etc.

Atualmente, com 165 horas/aula, para o curso básico e 72 horas no curso avançado,esse último, formado por alunas já capacitadas no básico. Isso tudo resulta, em 150 alunas/ano capacitadas e  aptas neste novo oficio.

As inscrições estão permanentemente abertas, podendo ser realizadas no próprio local do curso .

Venha nos visitar!

Instruções para Inscrição

Endereço: Praça José de Oliveira Lopes, 30 – Jardim Rádio Clube – Santos SP (em cima da Poupa Farma, em frente a UME Profª Cely de Moura Negrini ) falar com Eliana.