Programa Aprendiz Profissional Fundação Settaport

bia-e-camila -

A Aprendizagem Profissional é um programa previsto pela Lei nº 10.097/2000, regulamentado pelo Decreto nº 5.598/2005. Estabelece que todas as empresas de médio e grande porte estão obrigadas a contratar adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Trata-se de um contrato especial de trabalho, por tempo determinado de, no máximo, dois anos. Os jovens beneficiários são contratados como aprendizes de ofício previsto na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, do Ministério de Trabalho e Emprego, ao mesmo tempo em que são matriculados em cursos de aprendizagem, na Fundação Settaport, responsável pela certificação. A carga horária estabelecida no contrato deverá somar o tempo necessário à vivência das práticas do trabalho na empresa e à assimilação de conteúdos teóricos ministrados na instituição de aprendizagem.

O Programa Aprendiz Profissional da Fundação Settaport

O Programa Aprendiz Profissional oferece novas possibilidades de reflexão sobre o processo de trabalho e abre novos horizontes para qualificar e melhorar o desempenho de jovens e adolescentes, oferecendo à eles condições de inserção no mercado de trabalho formal por meio do  crescimento pessoal, humano, social e profissional.

Desenvolver jovens e adolescentes por via da formação técnico-profissional metódica, estimulando o desenvolvimento de valores éticos, a prática da cidadania, reforçando conhecimentos de formação básica e, principalmente, expandindo e agregando conhecimentos técnicos e específicos da sua área de atuação são os objetivos do programa. Além disso, os participantes recebem acompanhamento pedagógico e psicológico.

A aprendizagem é um canal de oportunidades, tanto para o aprendiz quanto para as empresas, na medida em que os jovens têm a chance de experimentar diferentes situações no mundo do trabalho e as empresas de formarem mão de obra qualificada, algo cada vez mais necessário em um cenário econômico em permanente evolução tecnológica.

Objetivamente, o programa habilita para atuação nas seguintes áreas: Aprendiz Contínuo/Oficce Boy, Aprendiz Administrativo, Aprendiz de Recepção, Aprendiz  de Carga e Descarga, Aprendiz Frentista, Aprendiz Comércio e Supermercado, Aprendiz Cumim/Assistente de Garçom, e Aprendiz  Assistente de Logística em Transportes.

Equipe Multidisciplinar

Nossa equipe multidisciplinar é composta por coordenador, assistente social, pedagogo, psicopedagogo e professores. São profissionais  habilitados a lidar com os processos de aprendizagem e suas dificuldades, estimulando e explorando o lado cognitivo de cada aluno, individualmente, de acordo com suas possibilidades e interesses, preparando esse jovem para o mercado.

A função do psicopedagogo é promover a aprendizagem, identificar valores pessoais (comportamentais e organizacionais), estimulando o sentimento de auto-estima e amor próprio, de acordo com os seguintes conceitos:

• Desenvolvimento sócio-afetivo e implicações na aprendizagem

• Desenvolvimento cognitivo, aquisição de conhecimento e habilidades intelectuais

• Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem

• Constituição do sujeito, do conhecimento e da aprendizagem (natureza e cultura)

• Aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita

• Processos de pensamento lógico-matemático

• Aprendizagem e contextos sociais: família, escola, comunidade e organizações

• Integração e equipe

Nossa preocupação está pautada em mudança na relação ensino/aprendizagem, onde aprender e ensinar fazem parte do processo de conquista de um pensamento autônomo e autoral.

O acompanhamento multidisciplinar tem como meta garantir que  os benefícios de políticas sociais cheguem até os adolescentes e seus familiares, para que eles possam exercer a cidadania e reflexão crítica. A atuação da assistente social no Programa Aprendiz Profissional se dá através:

• Entrevista de avaliação constante,

• Estudo sócio-econômico, conforme a vulnerabilidade social  apresentada;

• Elaboração de relatórios evolutivos e funcionais, internos e externos;

• Elaboração de demonstrativos mensais dos atendimentos e atividades executadas

• Palestras de sensibilização e motivação

• Acompanhamento de processos seletivos para aprendizagem;

• Acompanhamento e fiscalização para que o contrato de cooperação e o desenvolvimento do projeto sejam cumpridos por ambas as partes;

• Visitas domiciliares quando se fizer necessário

• Acompanhamento da frequência e do desempenho do adolescente na escola regular, no curso de formação teórica e prática do aprendiz e o seu comportamento na família

• Despertar nos adolescentes a consciência crítica da realidade atual, bem como o exercício da cidadania

• Favorecer, através da profissionalização, os alicerces para melhorar a qualidade de vida pessoal, familiar e comunitária