Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico – CRLE

IMG_7089 -

Para garantir o descarte correto e permitir o reuso de resíduos de informática e eletroeletrônicos em geral, a Fundação Settaport instalou o primeiro Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico da Baixada Santista em um grande galpão, onde a população, empresas e instituições podem fazer a entrega de equipamentos fora de uso.

Monitores de Computadores, Telefones Celulares, Computadores, Televisores, Câmeras Fotográficas, Impressoras, Geladeiras, Fogões, Liquidificadores, Microondas, Equipamento de Som ou qualquer eletro-eletroeletrônico.

Que materiais eletrônicos não devem ser descartados com o lixo comum, muita gente já sabe. Mas o destino correto de aparelhos obsoletos ainda é uma incógnita para a maioria das pessoas. Sem saber onde deixá-los para reciclagem, acabam estocando os eletrônicos antigos em residências, condomínios, empresas e escolas, ou ainda, jogando na rua e em terrenos abandonados. O “CENTRO DE RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO – FUNDAÇÃO SETTAPORT” surge da necessidade de minimizar os riscos ambientais causados pelo lixo eletrônico e de formação em educação ambiental para toda a comunidade. Desde a sua inauguração, em 2010, o Centro de Reciclagem da Fundação Settaport coletou mais de 790 toneladas de lixo eletrônico, recuperou cerca de 300 computadores e comprou um caminhão para coleta de material em domicílio. O projeto ambiental da Fundação Settaport é patrocinado pela Praticagem do Estado de São Paulo, Zenith Consultores Marítimos e do Settaport.

Os itens sem utilidade e sucatas, são vendidos para empresas de reciclagem certificadas pelos órgão competentes para a realização da logística reversa e as que estão em condições de reaproveitamento servem para a montagem de computadores que, em perfeitas condições de uso, são encaminhadas para os Núcleos de Inclusão Digital Fundação Settaport, instalados  em diferentes bairros da cidade. Veja quais aqui
Para fechar o ciclo, o Centro de Reciclagem passou a realizar toda segunda sexta-feira do mês, um Feirão de Eletroeletrônicos Usados, com preços acessíveis. São vendidos produtos que ainda funcionam e outros que podem ser reaproveitados, tais como TVs de LCD, teclados, mouses, CPUs, monitores entre outros equipamentos e acessórios. E ainda, todas as quartas-feiras, das 14h00 às 17H00, o Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico, atende, com agendamento prévio, pessoas interessadas em vistar o galpão e comprar alguma peça, fora do dia do Feirão. Além de promover a circulação de peças e equipamentos, o bazar tem como objetivo buscar a sustentabilidade financeira do único CRLE.

Em 2015, esse programa recebeu o Prêmio Comunidade em Ação, do Grupo A Tribuna e Ultracargo, como “Destaque do Ano”, um reconhecimento pelo trabalho realizado.
O Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico, retira, na sua casa, gratuitamente, todo tipo de equipamentos eletrônico.
Para empresas, realiza serviço diferenciado de coleta, ligue e se informe.

Instruções para Inscrição

Agente sua coleta gratuita!
Telefone: 32212546

Ou entregue pessoalmente no Galpão:
Av. Conselheiro Nébias, 85 - Paquetá - Santos/SP

fotos do programa

Feirão de Eletrônicos Usados – Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico

empresas que apoiam o programa