
susan_hortas_9219 -
Para garantir o descarte correto e permitir o reuso de resíduos de informática e eletroeletrônicos em geral, a Fundação Settaport instalou o primeiro Centro de Reciclagem de Lixo Eletrônico da Baixada Santista em um grande galpão, onde a população, empresas e instituições podem fazer a entrega de equipamentos fora de uso.
Monitores de Computadores, Telefones Celulares, Computadores, Televisores, Câmeras Fotográficas, Impressoras, Geladeiras, Fogões, Liquidificadores, Microondas, Equipamento de Som ou qualquer eletro-eletroeletrônico.
Que materiais eletrônicos não devem ser descartados com o lixo comum, muita gente já sabe. Mas o destino correto de aparelhos obsoletos ainda é uma incógnita para a maioria das pessoas. Sem saber onde deixá-los para reciclagem, acabam estocando os eletrônicos antigos em residências, condomínios, empresas e escolas, ou ainda, jogando na rua e em terrenos abandonados. O “CENTRO DE RECICLAGEM DE LIXO ELETRÔNICO – FUNDAÇÃO SETTAPORT” surge da necessidade de minimizar os riscos ambientais causados pelo lixo eletrônico e de formação em educação ambiental para toda a comunidade. Desde a sua inauguração, em 2010, o Centro de Reciclagem da Fundação Settaport coletou mais de 1.500 toneladas de lixo eletrônico, recuperou centenas de computadores e comprou um caminhão para coleta de material em domicílio.
Os itens sem utilidade e sucatas, são vendidos para empresas de reciclagem certificadas pelos órgão competentes para a realização da logística reversa e as que estão em condições de reaproveitamento servem para a montagem de computadores que, em perfeitas condições de uso, são encaminhadas para os Núcleos de Inclusão Digital Fundação Settaport, instalados em diferentes bairros da cidade, de Santos. (Jardim São Manoel, Aparecida, Centro)
Para fechar o ciclo, o Centro de Reciclagem passou a realizar toda quarta-feira, um Feirão de Eletroeletrônicos Usados, com preços acessíveis. São vendidos produtos que ainda funcionam e outros que podem ser reaproveitados, tais como TVs de LCD, teclados, mouses, CPUs, monitores entre outros equipamentos e acessórios. Além de promover a circulação de peças e equipamentos, o bazar tem como objetivo buscar a sustentabilidade financeira do único CRLE.
Esse programa recebeu o Prêmio Comunidade em Ação, do Grupo A Tribuna e Ultracargo, como “Destaque do Ano”, um reconhecimento pelo trabalho realizado.
Chame pelo WhatsApp: 13 99101-4386, se informe e agende sua coleta, gratuita!